terça-feira, 15 de julho de 2008

Fim de um sonho, começo de outro


A Assessoria de Imprensa do Us Picirica vem, através de seu site, agradecer a participação de todas as pessoas envolvidas em sua campanha na Copa Sesc. Foi um enorme projeto que só se tornou realizável depois de 8 anos de preparo. Oito anos de amizade, dificuldades e de união. A diretoria do clube só tem a agradecer todo o reconhecimento da torcida e de seus jogadores.

Os torcedores, mesmo que não numerosos, fizeram coro como se fossem a torcida carioca em dia de clássico no Maracanã. Os gritos não eram poéticos, mas eram precisos. Eram gritos que empurravam a perna do jogador na hora de dar o toque final para o gol, gritos que tiravam a bola adversária da direção do gol Picirica.

Os atletas saíram exaustos de todas as partidas. A cada 40 minutos de jogo disputado (50 no último jogo) eram contusões, dores e sofrimento, todos superados. Foi um time formado por habilidade, garra e determinação, mas que não jogou com nenhum deles. O Us Picirica jogou com o coração. Só com muito amor e paixão pelo futebol e pelos amigos é que se fazem feitos como os do Us Picirica. Alguns podem dizer que ser derrotado nos pênaltis nas oitavas-de-final de um campeonato sem grande repercussão não é um feito. De fato, não é. Mas o que realmente importa não é onde se chega, é por onde se passa pelo caminho. E podemos afirmar que nenhuma outra equipe fez ou fará o trajeto que fizemos.

O único jeito de compensar quem joga com amor é agradecendo do fundo do coração. Obrigado, Us Picirica. vocês fizeram tudo e mais do que esperávamos.

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Rodrigo Almeida deve ser demitido de seu cargo

O Us Picirica continua sem técnico profissional. Após as negociações com Ramão Campos falharem, Rodrigo Almeida desonrou seu contrato e não deu as caras no Sesc Camilo Boni nesta terça-feira (8) para comandar o time. O capitão e técnico da equipe, Zelo Neto, falou que se decepcionou não apenas com um profissional, mas com um amigo. "Não esperava que ele fosse fazer isso porque pedi não só como uma ajuda de um educador físico, mas de um amigo próximo. E ele disse que faria isso porque eu estava sobrecarregado por jogar, ser técnico e capitão. Como ele não apareceu e não retornou nenhuma das minhas ligações antes da partida começar nem depois, toda palavra que ele disser pra mim não é mais válida. Vou esperar ele fazer, no mínimo, um pedido de desculpas", lamentou Neto. Para o goleiro, nada vai fazer Almeida assumir o clube no confronto seguinte. "Pelo que conversei com meus jogadores, todos estão comigo. Este clube ele não comanda mais. Ele pode se retratar como amigo porque temos consideração por ele, apesar de perder um pouco hoje. Mas o Us Picirica ele não vai mais treinar, até porque ele nos prejudicou com sua ausência hoje. Estava concentrado apenas na minha atuação e achei que poderia contar com um técnico lá do outro lado da linha lateral, mas isso não ocorreu e tive que fazer preleção, escalação, aquecimento e pré-jogo todos de última hora. Essa falta de caráter me entristeceu", finalizou o camisa 1.

Zelo Neto decepciona, mas Picirica vence e está nas oitavas

A noite desta terça-feira (8) foi só alegria para o Us Picirica. O time alcançou fato inédito na carreira de vários jogadores presentes na partida vencida contra o Camargo Eventos por 6 a 4. Atletas como Zelo Neto, Felipe Couto e Rafael Couto nunca haviam passado a primeira fase invictos e com 100% de aproveitamento. De quebra, o time ainda terá vantagem do empate na próxima partida, o que significa que, se não levar gols, o camisa 1 do Us Picirica levará sua equipe até as quartas-de-final.

O embate

A partida começou anormal. Logo de cara, o Camargo Eventos abriu dois a zero com gols de seu arqueiro, derivados de escanteios em que a marcação picirica falhou. Depois do impacto do primeiro jogo em que saiu perdedor no placar, o Us Picirica se recuperou e, envolvendo o adversário, virou para 3 a 2 ainda no primeiro tempo. Na segunda etapa, os piciricas voltaram a relaxar e viu o Camargo Eventos equilibrar as ações. Tanto que, num chute fortuito, o jogo novamente estava empatado por 3 a 3 em falha de Zelo Neto, que espalmou a bola para dentro de sua meta. O Us Picirica sentiu novamente o gol levado até tomar a virada para 4 a 3. Depois disso, a equipe, que jogou de azul por conta de igualdade de uniformes, pediu um tempo e voltou para a quadra disposta a fazer história. Fez mais três gols, liquidou o confronto em 6 a 4 e terminou a primeira fase com três vitórias em três jogos.
O saldo do Us Picirica nesta primeira fase é de 9 gols sofridos, 15 marcados e 6 tentos de saldo de gols, sendo que Willian Sampaio é o artilheiro com 8 gols anotados. O próximo desafio do time é na segunda-feira, dia 14 de julho, contra o ABS, pelas oitavas-de-final da Copa Sesc de Futsal. Os jogadores podem entrar em quadra com a vantagem do empate por sair da fase classificatória como campeões da chave C. O local da disputa será o Sesc Camilo Boni, situado na avenida Afonso Pena, próximo à Prefeitura Municipal de Campo Grande.

Ficha técnica:
Escalação: Zelo Neto(c); Felipe Couto e Rafael Meyer; Willian Sampaio e Jorge.
Entraram: Carlos Heraldo, Bruno Carneiro e Carlos César.
Gols: Willian Sampaio (3), Carlos Heraldo (2) e Rafael Meyer.
Nenhum cartão amarelo para o Us Piricica.

segunda-feira, 7 de julho de 2008

22 horas separam Piciricas do jogo decisivo


Menos de um dia separa o Us Picirica da vaga na segunda fase da Copa Sesc de futsal. A equipe irá enfrentar o Camargo Eventos e precisa de um empate para assegurar participação nas oitavas-de-final e de uma vitória para o título da chave C, o que lhe daria vantagem do empate na busca pelas quartas-de-final. Os Piciricas contam com todos os seus jogadores, inclusive Renan Vaz - que foi posto em xeque depois de sua segunda contusão. A arma mais eficiente da equipe tem sido o ala Willian Sampaio, artilheiro de seu time até o momento. O avante marcou gols em todos os jogos até agora.

A única dúvida para a partida, ao que tudo indica, é a disputa acirrada pela posição de ala mais recuado. Carlos Heraldo, titular absoluto e experiente jogador de futsal, perdeu espaço para Jorge Justi, que vem treinando muito bem e aparece mais consistente na marcação nos últimos coletivos e amistosos. O titular parece incomodado com a situação. "Não sou um Dodô que não vou comemorar a alegria dos gols do meu time. Mas eu sei que vou ser titular, apesar de não ligar pra reserva. A única coisa que queria era uma explicação sobre esse fato porque, ao meu ver, não mereço perder espaço", alfinetou Heraldo. Já Jorge vê como natural essa mudança na escalação. "A gente treina é pra isso mesmo, pra ganhar espaço no time. Se tiver que ficar na reserva, vai ser ótimo porque sei que vai ser pra ajudar meu time, mas quero estar entre os cinco iniciais porque lutei pra estar ali nos treinamentos", comentou.

A decisão fica, agora, nas mãos de Rodrigo Almeida, que acabou de assumir o clube. O jogo de amanhã será seu primeiro no comando do Us Picirica e ele já vê sua primeira dificuldade bem de perto. "Sei que o jogo vai ser difícil e, como não bastasse, ainda tenho que resolver a escalação entre dois ótimos atletas. Mas é pra isso que sou pago e tenho capacidade para levar esse time à glória", declarou Almeida. O capitão da equipe nos primeiros jogos, o goleiro Zelo Neto, concorda com o comandante. "Nem sei se vou ser escalado, se vou ser capitão, mas encaro tudo que está acontecendo como normal. A gente treina pra melhorar e, se alguém melhora, merece ser reconhecido. Ainda bem que o professor entende isso e tudo que eu tenho a fazer é ajudar o Us Picirica a ser grande novamente", finalizou Zelo Neto.

O Us Picirica entra em quadra nesta terça-feira, dia 8 de julho, às 20:00. O local é o Sesc Camilo Boni, na Afonso Pena, próximo à Prefeitura Municipal de Campo Grande.

sábado, 5 de julho de 2008

Us Picirica contrata "Sr. Frodo" para técnico

O Us Picirica confirmou na noite desta sexta-feira (4) a contratação do técnico Rodrigo Almeida. Como as negociações com Ramão Campos frustraram, desta vez a diretoria do clube trabalhou em silêncio e só confirmou o negócio quando teve a certeza de que o acordo estava sacramentado.
Almeida, amigo da maioria dos jogadores do elenco, riu sobre as brincadeiras sobre senhor Frodo, que é um personagem da famosa trilogia de livros e cinema "Senhor dos Anéis". "Além de parecer fisicamente, vou ter que carregar um fardo, assim como o garoto interpretado por Elijah Wood", explicou Rodrigo, que está ansioso para fazer sua estréia no comando do Us Picirica na próxima terça-feira (8), pela Copa Sesc.
O técnico foi contratado porque, na visão da diretoria do clube, Zelo Neto estava sobrecarregado com a função. O goleiro concorda. "Ser capitão é uma coisa natural e eu gosto. Mas técnico é diferente, apesar de ser uma função igualmente de liderança. Eu precisava prestar atenção na performance de todos e cobrar a perfeição e esquecia que eu também tinha de melhorar. Foi um alívio e nosso time só tem a ganhar", declarou o camisa 1.
O próximo desafio do Us Piricia é o terceiro jogo da fase classificatória da Copa Sesc de Futsal, contra o Camargo Eventos. O time precisa de um empate para garantir a classificação para as oitavas-de-final e uma vitória para selar o primeiro lugar da chave C e ter vantagem de empatar a partida na próxima fase para avançar até as quartas-de-final. Os jogadores entram em quadra na próxima terça-feira, dia 8 de julho, às 20:00. O local é o Sesc Camilo Boni, localizado na avenida Afonso Pena.